terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Presente de Natal do Bruno Barros pra galera, entrevista com o campeão mundial Akvall

E pessoal, tudo bem?

Eu sou Bruno, tenho 26 anos, moro no interior de São Paulo e jogo Card Games desde 2006, passando por vários jogos online e IRL.

Esse é meu primeiro artigo sobre Duel of Champions (e espero não ser o último) e trouxe para vocês uma entrevista com o último campeão mundial, Avkall, e pelo que poderão perceber, o cara é muito bacana e prestativo.

OBS.: Não traduzi os nomes das facções nem das cartas citadas.

Bom, vamos ao que interessa:

Bruno: Primeiramente, como começou a jogar DoC e o que mudou desde que você se tornou campeão mundial?
Avkall: Bem, foi um amigo meu que me recomendou jogar. Eu nunca joguei card games como esse e estava disposto a tentar. Eu realmente gostei e venho jogando desde então. Nada mudou muito, exceto que me tornei muito mais conhecido, eu recebo convites para vários torneios e as pessoas pedem minha opinião em várias questões.
Bruno: Qual seu estlio favorito de decks/cartas e porque?
Avkall: Eu gosto de rush, especialmente Stronghold e Sanctuary. Stronghold por conta de suas grandes, fortes e brutais criaturas, e por seu estilo de jogo. Gosto de Sanctuary por suas criaturas mais belas e tranquilas, um tipo de estilo mais inteligente eu acho.
Bruno: Qual seu processo de montagem de decks, as escolhas das cartas e as techs? Como funciona o processo de testes?
Avkall: É difícil dizer, acho que não tenho uma forma de fazer isso, mas normalmente começo estudando as cartas, vejo o que eu gosto e junto tudo que acho que vai funcionar. E então, jogo, testo com meus amigos. Testo muitas cartas antes de decidir o que funciona. Mas não posso dizer que finalizo meus decks, com as mudanças do meta, vivo ajustando os decks e mudando a forma de jogo.
Bruno: Como se preparou para jogar o mundial?
Avkall: Apenas joguei muito! Tentei aprender sobre todos os diferentes decks por aí e decidi jogar com o que jogo melhor, Rush.
Bruno: Qual (is) outra (s) conquistas você tem além do mundial?
Avkall: Não tenho muitas conquistas além do mundial, eu tento participar de torneios, mas meus horários de trabalho são irregulares e normalmente é difícil organizar meu tempo para participar dos torneios.

Bruno: Você já escreveu algum artigo sobre Duelo of Champions? Pode nos passar os links dos que mais gostou?
Avkall: Não escrevi nenhum, e também não tenho lido muitos deles, se puder me passar alguns links de artigos, seria bem legal! :)
Bruno: O que você acha que é a sua maior força como jogador, algo que você faça melhor que a maioria das pessoas?
Avkall: Acho que minha maior força é adaptar minha estratégia ao oponente, ver qual a estratégia do seu deck e encontrar uma forma de contra-atacar com meu deck.
Bruno: Qual sua carta e deck favorito de todos os tempos?
Avkall: Poderia ser Kelthor, um grande hero com uma grande habilidade e o deck seria Kelthor 4/1/1.É o que me levou ao mundial.
Zefiria é uma das melhores cartas do jogo e funciona muito bem com Stronghold, então eu diria que essa é a minha carta predileta.

Nota: Quando enviei as perguntas para o Avkall, The Five Towers ainda não havia sido lançado, mas já tínhamos alguns spoilers das cartas. Quando ele me respondeu, o lançamento oficial já havia ocorrido, como ele mesmo explicou na resposta.

Bruno: The Five Towers, a nova expansão, será lançada em breve e já temos alguns spoilers das cartas, como você acha que isso vai impactar o jogo e influenciar o metagame?
Avkall: Bem, como estou um pouco atrasado com as respostas, vou dar minha opinião sobre o que eu já vi. Primeiramente, é uma pequena expansão, e eu preferiria ver o pessoal esperar mais um mês ou mais e trazer ao jogo uma grande expansão que é o que o jogo e precisa e que, eu acredito, que os jogadores teriam apreciado mais. A primeira coisa que vi é o novo Ashalan OTK, e eu não estou apaixonado por ele. É o novo, Ammar, mais fraco talvez. Além disso, tem algumas criaturas interessantes, o que permite um estilo de jogo mais lento.
Ainda não tenho uma opinião sobre as buildings, então , não vou comentar nada à respeito, mas a melhor coisa com a expansão, é que agora você pode usar as mesmas cartas em diferentes decks.
Bruno: Se você pudesse criar alguma carta, o que criaria?
Avkall: Gostaria de criar mais cartas com magic resist para Stronghold, eles são uma raça anti-mágicas.

Nota 2: Galera, nessa parte eu estava meio sem criatividade, então resolvi fazer as primeiras perguntas que me vieram em mente...Qualquer coisa, pulem essas e continuem mais abaixo blz?  kkkkk


Bruno: Filme favorito?
Avkall: A night at the Roxbery. :)
Os estragos de sábado à noite, em português.
Bruno: Livro favorito?
Avkall: Crime and Punishment by Dostojevskij
Crime e Castigo, em português.
Bruno: Comida favorita?
Avkall: Lasanha

Nota 3: Agora galera, voltando ao foco do entrevista...


Bruno: Que dicas você daria ao pessoal que deseja entrar no circuito pro do jogo?
Avkall: Jogue muitos torneios, se prepare para ter muito para aprender sobre diferentes decks, e jogue com vários decks também. Esteja ligado em forums e streams. Existe muito conhecido por aí, esteja certo de adquirir um pouco disso.
Bruno: Algo mais que queira dizer? 
Avkall: Gostaria de aproveitar a oportunidade e mandar um beijo para minha mãe, para meu pai... Brincadeira! Kkkk
Gostaria de aproveitar a oportunidade e falar sobre minha stream. Após o mundial, eu decidi começar a fazer algumas streams. Infelizmente, por causa do meu horário de trabalho, eu não tenho nenhuma agenda mas tento fazer o máximo possível. Eu jogo com vários decks, não apenas decks tops, jogo com alguns também, apenas por diversão.
 Podem me encontrar aqui: http://www.twitch.tv/avkall

Bem pessoal, essa foi minha breve entrevista com o Avkall, espero que tenham gostado e que, de uma forma ou de outra, ajude vocês com o jogo!

Abraços!

Bruno Barros
MMDoC User: B_Barros

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Deck de Quinta: Sandalphon


Primeiro quero pedir desculpas pelo atraso, mas estava na última semana de prova e as coisas foram meio corridas.

Prós : Bem consistente , tem boas respostas contra a maioria dos decks que jogam bem atualmente

Contras: As vezes sofre contra as criaturas grandes de fortaleza.

O Deck: Bem básico, usa criaturas para colocar pressão no oponente e magias para controlar a mesa

Sobre o Herói:
Boa combinação de magia, permitindo o "Wombo Combo" Ice Spliters( + Song of the lost(Canção dos perdidos)
Além de uma habilidade muito útil.


Sobre os Eventos:
Semana das Taxas/Week of Taxes : Como o deck não usa nenhuma sorte e decks baseados em sorte estão bem frequentes esse evento é praticamente indispensável
Semana dos Mercenários/Week of Mercenaries : Fiquei em duvida entre esse evento e Semana de Treinamento, mas a pesar da condição dos Mercenários apenas 16 das 32 criaturas se beneficiariam deles, menos de 50%, então para dano adicional fiquei com Semana dos Mercenários mesmo

Sobre as Criaturas:

Tithe Collector/Coletor de Dízimo: Faz o deck ter um bom começo mesmo sendo o primeiro a jogar.

Holy Praetorian/Pretoriano Sagrado: Boa defesa em geral, serve para ajudar a atrasar cartas como Assassino das Sombras.

Loyal Griffin/Griffo Leal: Custo 2, voador e com bons atributos.

Wolf Captain/Capitão Lobo: Provavelmente o melhor custo 2 do jogo, pode chegar a um ataque alto, além da retaliação garantida.

Magic Peddler/Vendedor de Magia: Para buscar Força do Mar ou Canção dos perdidos.

Crusader Watchman/Vigia Cruzado: Custo 2, virtual 2/2/5 para um custo 2 é muito bom, além de ser uma criatura com dano mágico que vai ajudar muito contra inimigos incorpóreos.

Pao Deathseeker/Rastreador da Morte Pak: 3, 4 ou 5 de dano praticamente de surpresa, finaliza jogos ou criaturas.

Radiant Glory/Gloria Radiante: Melhor custo 3 da facção bom status e voador.

Crusader Chaplain/Capelão Cruzado : Counter contra decks que abusem do descarte como Necrópoles e Gazal, além de ter bons status e 2 boas habildades.

Anael Angel of Redemption/Anjo da Redenção: Cura um bicho quando entra em jogo ou bate, além de ter bons atributos, ser voador, mágico, imune a retaliação e possuir carga, muitas qualidades juntas para ser deixado de fora.

Scattershot Marksman/Atirador sem Foco: Apesar do custo em recurso ser meio alto é uma boa carta, tem muita vida, imune a retaliação e boa habilidade.

Sobre os Feitiços:

Monsoon/Monção: Como a facção refúgio depende muito do posicionamento próximo de suas criaturas, ela fica muito vulnerável a magias como Fireball, essa carta ameniza esse problema, além de reduzir o efeito de outras cartas de controle de mesa como Enxame de Insetos , Terremotos e Imolação.

Geyser/Gêiser: Uma magia para ajudar a controlar a mesa do oponente.

Ice Splinters/Lasca de Gelo: Principalmente usada como parte do "Wombo Combo", mas pode ser colocada em uma linha na frente de uma criatura sua para protege-la ou então para combar com o Anael e curar uma criatura sua que tenha movido/sido colocada naquela linha.

Wind Gust/Rajada de Vento: Carta muito versátil, pode ser usada junto com Lascas de Gelo para causar 3 de dano em uma criatura, ou então para colocar uma criatura lutadora na frente do Atirador sem Foco, mover uma criatura da linha de ataque para que possa atacar direito o herói , juntar para um Gêiser e etc.

Song of the Lost/Canção dos Perdidos: Faz tudo que a Wind Gust faz e mais um pouco, muito boa carta.

Strenght of the Sea/Força do Mar: Mais um de ataque para todas as criaturas e imunidade a sorte, muito forte.

Como jogar: o deck gira em torno de colocar muitas criaturas na mesa e fazer pressão com elas no oponente e tentar mata-lo o mais rápido possível, se o jogo de estender muito, Atirador sem Foco e Wombo Combo te mantém no jogo.
Contra decks de Fortune como Sandal Lock, mill ou poke tente sempre muligar para pegar ou Vendedor de magia ou Força do Mar

sábado, 14 de dezembro de 2013

Resultado #1 Melhore seu deck

Primeiro deck Matheus Rodrigues"KingDidier"

Versão original

Pedido:
"Wildcards : 38
Comprei esse deck basico e montei com o que tenho,o estilo ta me agradando ,ficar movendo criaturas ,so que as vezes por nao ter criaturas de alto ataque,upo might ate 5 no maximo ,mas geralmente upo ate o 4,acabo perdendo muitos duelos.
Queria esse deck com 1 estilo rush ,movendo as criaturas do adversário enquanto vou preechendo meu campo com criaturas de pouco custo ,usando honra,melhor manobra.meu elo no maximo vai a 600"


Manter esse herói, adicionar criaturas mais fortes, reduzir o número de cartas pra 59(o ideal é sempre jogar com 59 cartas, no máximo 60, a menos que seja um deck de mill ou um deck com táticas revisadas(pode chegar a 62).

Com 38 Wild cards, eu compraria 4 Rastreador da morte Pak(Pao Deathseeker), e 2 Assassino das Sombras
Primeiro que são cartas muito fortes e muito usadas em decks competitivos, notará logo um salto grande de qualidade do deck.

Versão pós wildcards

Recomendações adicionais:
Recomendo comprar com ouro packs de Forgotten Wars/Guerras Esquecidas, para conseguir mais Espiões de Sayama , Gatuno das Dunas de Sayama e Perseguidora de Sayama

Eventos ideais:
4 Semana dos Mercenários(Mês das Chamas Dançantes pode ser um bom quebra galho)
4 Semana das Taxas
Trocas:
Raposa Branca x3 por 1 Assassino das Sombras, 1 Guarda Tubarão, 1 Espírito da Primavera(o deck não vai usar fortunas e os atributos da Raposa são ruins para seu custo)
4 Kirin por 4 Gatuno das dunas(Kirin tem o mesmo custo do Gatuno, mas sua habilidade é mais difícil de ser efetiva em um deck de rush)
2 Donzelas da Neve por 1 Sacerdotisa do Coral e 1 Perseguidora Sayama(como o deck não tem nenhuma sinergia com Hipnotizar é melhor trocar por criaturas com habilidades mais eficientes em rush)
2 Nagas Yokujin por 2 Espião de Sayama(Carta extra é muito bom em rush)
2 Kappa por 2 Campeão de Sayama(O Campeão de Sayama em geral é melhor em condições equilibradas de jogo ou quando você está perdendo e precisa de uma virada)
2 Turbilhões por 2 Gêiseres (Turbilhão não encaixa tão bem nesse deck, apenas com Pak, e o Gêiser pode te ajudar em muitas partidas)
2 Pontas de gelo por 1 Ataque de Raio e 1 Raio em Cadeia (Ponta de Gelo não é tão eficiente quando Gêiser e Ataque de Raio é uma das melhores magias do jogo, Raio em Cadeia pode ser util quando o oponente baixar criaturas em zig-zag para evitar Gêiser 
2 Conchas de Gelo por Força do Mar e Canção dos perdidos

1 Campeão Sayama e um Espírito da Primavera por 2 Vendedores de Magia*(só depois que conseguir os feitiços únicos)
Depois que tiver Canção dos perdidos pode tirar 2 Raios em Cadeia e colocar 2 Lascas de Gelo


Teste e escreva o que achou nos comentários


No post original, dissemos que seriam 2 decks por semana, mas infelizmente isso não será possível, peço desculpas pelo inconveniente.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Deck de Quinta: Hakeem Mill


Bem depois da chegada da série nova esse deck foi o que eu mais me identifiquei

Prós: Muito sólido, e joga bem contra grande parte do metagame atual
Contras: Não é exatamente fácil de se acostumar a jogar e tem partidas demoradas

O Deck:
O game play do deck consiste em segurar o jogo enquanto descarta o baralho do oponente , ganhando o jogo quando o deck do oponente acaba e ele morre porque toda vez que precisa comprar carta e não tem cartas no baralho ele toma um de dano, sem falar que um oponente sem deck e sem cartas na mão não é um grande desafio.

Com a chegada da série nova o antigo Hakeem mill, ganhou poderosas cartas, Rakhasa Skirmisher, Price of the Void e Lesser Light Elemental(Atirador de Rakhasa, Preço do Vazio e Elemental da luz menor)

O Herói:
Com uma boa combinação de elementos para controle de mesa e 2 de Destino iniciais, mais a facção com muitos recursos de mill(descartar deck do oponente), formam uma combinação perfeita para um deck poderoso.

Sobre os Eventos:

Celebrations/Celebrações:
Principal evento do deck, acelera seu jogo, e no late game serve para dar dano no oponente.

Week of Austerity/Semana da Austeridade:
Muito útil contra rush que pode ser um problema se comprarem uma mão muito boa, ou você comprar uma mão ruim.

Sobre as Criaturas:

Rakhasa Skirmisher/Atirador de Rakhasa:
Criatura extremamente forte para decks lentos, segura muito o jogo, por ter 3 de vida não morre em facil em magias, não é para ser usado para dar dano no oponente, sua principal função é parar criaturas voadoras e lutadoras do oponente e ganhar tempo para que se possa limpar a mesa.

Gargoyle/Gárgula :
Outra criatura forte na defesa, com resistência a magia diminui em muito a ameaça de cartas como Lilim ou Glória Radiante.

Lesses light elemental/Elemental da Luz Menor:
Novamente uma carta para defesa, seu baixo custo de Força, sua alta retaliação e seu Ataque preferencial espanta muitos inimigos.

Void Shade/Sombra do Vazio:
Finalmente uma carta não defensiva, ela serve para descartar as cartas do deck do oponente, apesar que ser ancorado ajuda muito contra outros decks de Sorte e Santuário.

Sobre os Feitiços:
Earthquake/Terremoto:
Carta com baixo custo e alto controle de mesa, ainda tem o"bônus" que metade do seus bichos é imune a ela.

Earth's Grasp/Aperto da Terra:
Anular aquele ataque rapido para não ter nenhuma surpresa, além de transformar Rastreadores Pak em cartas mortas na mão do oponente.

Insect Swarm/Enxame de Insetos:
Mais uma carta para controle de mesa, não tem muita coisa para se falar sobre:

Stone Shield/Escudo de Pedra:
Carta para ganhar tempo segurando o dano que a mesa do oponente iria te dar, como tem duração indefinida(se o oponente não causar dano ela continua lá), pode ser jogada muitas vezes quando tem recurso sobrando.

Soulreaver/Ladrão de Almas:
Carta para remoção de criaturas quando a mesa do oponente está vazia e não é produtivo usar 2 ou 3 cartas de dano em área, também é util para tirar cartas com Resistência ou Imunidade a magia.

Curse of Penitent/Maldição do Penitente:
Outra carta para controle de mesa, muito bem utilizada com Cristal do Poder(adiante)

Sobre as Sortes:

Void Tainted Ritual/Ritual Contaminado do Vazio:
Uma carta extra na sua mão + Descarte do deck do oponente.

Altar of Shadow/Altar das Sombrar:
Para segurar aquele turno antes de vc poder limpar a mesa ou então jogar um Escudo de Pedra.(Cuidado ela tem que ser a ÚNICA carta jogada no turno).

Broken Bridge/Ponte Quebrada:
Carta bem versátil, pode ser utilizada para evitar tomar dano, voltar seus bichos para mão para a utilização de um Ritual Contaminado ou voltar os bichos do oponente pra mão antes de usar um Realinhamento Cósmico.

Campfire/Fogueira:
Mais um recurso pode ser muito útil no meio do jogo para um combo Cristal do Poder + Maldição ou Enxame.
Além da carta extra que você compra.

Cristal of Power/ Cristal do Poder:
Usada para ampliar o controle de mesa do seus feitiços.

Favorite Spell/ Feitiço Favorito:
Buscar aquela carta importante em momentos decisivos.

Preço do Vazio:
Deve ser usada para remover aquele feitiço chato, como Força do Mar ou Poder da Natureza, também é útil contra Terreno Baldio.

Cosmic Realignment/ Realinhamento Cósmico:
Reciclar sua mão e obviamente descartar cartas do oponente.

Offering to the Void/ Oferenda ao Vazio:
Remover as cartas do cemitério do oponente para evitar que uma Singularidade Cósmica atrase muito seu jogo ou que o oponente fique voltando seus personagens com um Atropos.
O Recurso ganho também é muito útil.

Como jogar:
Como visto acima o deck não faz muita coisa além de se defender no início do jogo, seu objetivo nos primeiros turnos e manter a mesa controlada e sofrer poucos danos.
Ir descartando o deck do oponente aos poucos.
Não tenha medo de usar Realinhamento Cósmico quando o oponente tiver muitas cartas na mão ou tiver buscado uma única.

Obs: Fiz 2 conquistas com esse deck, Poder dos Comuns e o de matar o oponente com Evento(Celebrações quando ele estiver com 1 de hp e sem cartas no deck)

Partida contra High Elo
Primeira partida do Suíço
Segunda partida do suíço
Final do Suíço

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Análises das Criaturas das Cinco Torres, por BRSoulPower e Haveldar

Viajante Espiritual:

Análise : BrSoulPower:
Atirador com requerimentos pequenos é a primeira criatura com um tipo diferente de emboscada, que manda cartas do deck do oponente para o cemitério. Porém é uma criatura de custo 4 com pouco ataque e nenhuma retaliação, com uma habilidade fácil de evitar.
Nota 3.

Análise Haveldar:
Baixos Atributos.(pouco melhores do que criaturas de custo 2 e piores que de custo 3)  habilidade que não encaixa muito bem (afinal Academia não da tanto dando físico que faça ter que colocar desesperadamente um bicho na frente, não deve ver jogo, nem mesmo em decks de mil.
Nota 2.

Jinn Insaciável

Análise BRSoulPower:
Voador, com 5/4/9, esse djin é bom tanto para defesa quanto para o ataque. Seus requerimentos são altos, mas seu custo (5) é baixo para uma criatura tão forte. Porém  se começo de seu turno você não puder banir uma magia do seu cemitério essa criatura se destrói, o que torna difícil usá-lo.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Custo cara, defeito terrível,  ainda mais com a quantidade de singularidade cósmica rodando por ai...
Nota: 1

Sentinela das Eras.

Análise BRSoulPower:
Essa é a criatura mais forte da facção Academia, com 6/6/10 e shockwave 4, é um monstro e tanto! Por ele ser ancorado, o inimigo não pode manobrá-lo e nem ganhar o controle dele, o que faa compensar o alto custo (8) dessa carta.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Caríssimo, não vejo muitos decks de Academia rodando 6 de Força só por causa dele, talvez um Ammar de criaturas pesadas, duas boas habilidades, mas não sei se vale o preço.
Nota: 3

Rakshasa Atirador

Análise BRSoulPower:
Melhor novidade para a facção Academia, essa criatura de custo 1 tem status 1/0/3 e evasão, o que significa uma ótima defesa desde o início do jogo, possibilitando segurar o dano e realizar sua estratégia de mid ou late game. Como ela tem 3 de hp, os decks rush não vão conseguir matá-la tão rápido!
Nota: 5

Análise Haveldar:
Extremamente forte, custo 1, evadir, vai corrigir o grande defeito da facção, jogar contra rush... Talvez a melhor carta da série em geral
Nota: 5

Sargento Cruzado

Análise BRSoulPower:
Um bom reforço para os decks Refúgio, essa criatura aumenta o ataque de todas as criaturas sem dano dessa facção no seu lado da mesa, o que faz ela mesma entrar em campo com 2/3/7. Seu alto custo e requerimento não senão problema se sua mesa estiver cheia de criaturas. A combinação com Anael, Eleonore ou Alia garantirá ainda mais benefício.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Uma carta que vai entrar na Alia midrange ou late game, forte se você estiver com o controle da mesa, e boa para finalizar, tem sinergia com o outro cruzado dessa série
Nota: 4

Defensor.

Análise BRSoulPower:
Essa criatura de custo 2 pode matar um inimigo que tenha 5 ou mais de ataque com um único golpe. Porém são poucos os casos em que essa habilidade será útil, e a condição de lutador, sem retaliação, com apenas 2 de ataque e 4 de hp, não favorece seu uso.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Atributos fracos e habilidade condicional, sem ataque rapido, e nada de retaliação não vejo sua habilidade sendo ativada. 
Nota: 1

Vanguardeiro Cruzado.

Análise BRSoulPower:
Com custo três, essa criatura entra em campo com status 3/2/6 que parecem muito bons. Porém ao levar dano seu poder de reatliação e ataque caem 1 ponto. É mais uma carta que pode ser bem combinada com habilidades de cura e seu alto hp e baixo custo a tornam bastante útil.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Sinergia com Alia e Sargento Cruzado, mas não é tão boa, se comprar por exemplo com Lamasu, que é voadora, tem os mesmos requerimentos, mesmos custos e na maioria das vezes vai ter melhores atributos 
Nota: 2

Anjo da Lamentação

Análise BRSoulPower:
Seus status são bem defensivos (2/3/6) e para cada 5 cartas em seu cemitério essa criatura voadora ganha cura 1. Com uma habilidade que não é aproveitada no início do jogo e um  alto custo (4) e requerimentos (4 de might 2 de magia) é uma carta que pode ser útil, mas talvez não tenha lugar para ela nos topdecks.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Mais uma carta com custo altíssimo e atributos baixos, sem falar no custo de 2 de magia, que é desanimador, já tem poucos personagens com cura que veem jogo e não vejo esse vendo por enquanto.
Nota: 1

Curvador do Destino:

Análise BRSoulPower:
Com custo 3 e status 2/2/5 essa criatura ganha +2 de ataque nos turnos em que o oponente discarta uma carta. Sem dúvida será uma ótima adição para os decks de Ignatius baseados em descarte. A um custo de 3, essa é a primeira criatura da facção inferno com mais de 4hp, por isso pode ser considerada defensiva e certamente será aproveitada também nos decks Dhamiria, já que a habilidade de descarte dela pode ajudar a somar dois pontos para o ataque do Curvador do Destino.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Atributos legais para o custo, e com uma habilidade facil de se ativar com decks de Inferno, ótima carta.
Nota:5

Demônio Trancafiado.

Análise BRSoulPower:
Com uma emboscada diferente, essa criatura faz o inimigo descartar uma carta se quiser colocar uma criatura da mão direto em frente dela. A habilidade é fácil de contornar, porém garante os 2 de dano iniciais se essa for a primeira criatura a entrar. Nada excepcional, mas pode ser útil.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Bem interessante e ao contrario de Academia, Inferno te faz ter que colocar algumas cartas na frente no desespero, além da bela sinergia que tem com Ignatius e com o Curvador do Destino.
Nota:4

Íncubo Renascido

Análise BRSoulPower:
Com status defensivos  2/3/4 a única vantagem dessa criatura é voltar para sua mão caso vá direto de seu deck para o cemitério. Como apenas uma facção é capaz desse tipo de efeito essa carta não parece de fato útil. O único caso em que seu uso compensa é nos decks que usam "Gate", cujo efeito de descarte direto do deck casa com sua habilidade.
Nota:3

Análise Haveldar:
Muito pouca vida para um custo 3, e uma habilidade que funciona só contra decks específicos
Nota: 2

Efreet Consome Almas.

Análise BRSoulPower:
Tem 1 a mais de custo em relação ao Fate Bender, status idênticos e habilidade bem pior. Não deve ser muito aproveitado. Sua única vantagem é o baixo requerimento de might (2), que permitiria seu uso em decks control de Ignatius e Kal-Azaar que não ultrapassam esse valor.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Péssimos status para o custo e uma fraca habilidade.
Nota:1

Aranha Caçadora

Análise BRSoulPower:
Com custo 2 e emboscada de "cripling", essa criatura lutadora/atiradora é um bom reforço para os decks rush da facção Necro e pode ser útil em diversas situações.
Nota:4

Análise Haveldar:
Pode entrar em decks de rush, é versátil quanto ao posicionamento, mas toma retaliação
Nota: 3

Portador da Praga

Análise BRSoulPower:
Com 4 de ataque e infectar 1, essa criatura é bem ofensiva. Ao mesmo tempo seu hp de 7 a torna um ótimo tanque. O seu alto custo (6) seria uma desvantagem, mas pode ser amenizado se houverem marcadores de veneno em jogo. É difícil dizer se decks baseados em infectar serão efetivos, mas de qualquer forma essa carta pode funcionar junto com "decay spitters" (que entram em qualquer deck Necro).
Nota: 4.

Análise Haveldar:
Alto custo, mas pode ser drasticamente reduzido, boa sinergia com a facção , creio que verá bastante jogo, e entrará muitas vezes custando 4 ou menos.
Nota: 4

Minotauro Morto Vivo

Análise BRSoulPower:
Um novo tanque de custo 3, com poder de retaliação 3, maior que de seus concorrentes. Nada excepcional, útil como defesa para decks lentos.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Fraco, menos versátil que Lamasu por exemplo que já é normalmente ofuscada por Cavaleiro Vampiro e Aparição Espectral. 
Nota: 2

Ratkin Carniceiro

Análise BRSoulPower:
Outro lutador/atirador. Seus status são pequenos para seu custo e sua habilidade só compensa no mid e late game. Difícil imaginar essa criatura sendo usada, ainda mais porque na facção necro as cartas não costumam se acumular muito no cemitério, podendo voltar para a mão do jogador ou acabarem banidas pelo adversário.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Custa 3 não faz muita coisa no começo do jogo, mas pode crescer no meio do jogo, afinal um bicho com infecção 2 que não toma retaliação pode fazer o oponente desanimar de colocar uma criatura naquela linha.
Nota: 3

Predador Sayama

Análise BRSoulPower:
Essa criatura faz com que habilidades de emboscada sejam ativadas também nos deslocamentos. Ela fortalece muito a pressão exercida por essas criaturas e abre inclusive a possibilidade de um "wombo-combo" sem a necessidade de ice splinters. Uma simples manobra, com essa carta em campo se torna praticamente um ataque extra. Seu custo alto (5) é compensado não só pela habilidade como por um bom ataque (3). 
Nota: 4

Análise Haveldar:
Bem interessante, apesar do alto custo, utiliza muito bem a habilidade de manobrar oponentes, de dar dano com emboscada e da força para Yukiko, Kayko e Akane que utilizam Song of the Lost
Nota: 5

Espírito da Taça Prateada.

Análise BRSoulPower:
Lutadora/atiradora com zero de ataque, é uma boa barreira e que pode receber uma criatura sobre ele e voltar para mão. É uma criatura defensiva que abre espaço para outras estratégia em santuário além do rush. Pode ser útil, principalmente em combinação com a habilidade do herói Shalam.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Essa carta abre a possibilidade de decks de Santuário jogarem com outra forma sem ser rush, tem certa sinergia com a política de voltar pra mão e pode se "curar" quando alguém colocar outro bicho no lugar dele.
Nota:4

Kami de Laço de Honra:

Análise BRSoulPower:
Se houverem 5 cartas no seu cemitério essa criatura ganha 1 de honra e passa a ser uma opção. Caso contrário ela é a pior carta possível de custo 3 na sua mão. O ataque (apenas 1) dificulta seu uso. Vai cair bem apenas nos decks Takana, onde criaturas com horna ganham +1 de ataque.
Nota: 3

Análise Haveldar:
A criatura mais barata com honra do jogo, mas com atributos horríveis em decks que não seja do takana, pode ser uma boa forma de fechar um jogo, mas é difícil de achar espaço nos decks atuais de Santuário(com exceção do Takana claro).
Nota: 3

Kame de Areia.

Análise BRSoulPower:
Com 4/4/8, essa criatura é o novo tanque disponível para santuário. Pode se integrar bem na maioria dos decks e sem dúvida tem ótimos status para um custo de apenas 5.
Nota :4

Análise Haveldar:
Bom custo benefício, se começar a surgir Santuarios mid, late game ele será bem usado.
Nota: 4

Mestre Guerrilheiro

Análise BRSoulPower:
Fortalece suas criaturas com emboscada. O problema é que até então praticamente não há criaturas com emboscada que se encaixem bem nos decks de Fortaleza. Porém com as torres surgem novas estratégias que podem funcionar bem unindo essa carta e criaturas com habilidade de emboscada.
Nota: 3

Análise Haveldar:
As criaturas que tem emboscada de Fortaleza não jogam então sua habilidade não tem muito potencial no momento. 
Nota: 3

Goblin Suicida

Análise BRSoulPower:
A emboscada dessa criatura é mortal para ela e para o inimigo. Uma vez que isso seja contornado, esse goblin é uma criatura fraca. Seu requerimento de might (3) deve dificultar seu uso.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Carta muito fraca, fracos atributos, ainda é lutadora, o que significa que ocupa o lugar dos melhores personagens de Fortaleza reduzindo ainda mais a chance de fazer sua emboscada valer a pena. 
Nota: 2

Orc de Sahaar

Análise BRSoulPower:
Uma das melhores novidades para essa facção. Somando raiva e sede de sangue, essa criatura é poderosa e será muito útil. Sua combinação com o altar sacrificial será poderosíssima e seu uso em conjunto com a habilidade do herói Kelthor também pode ser muito eficiente. Seu custo alto (5) e status iniciais discretos são as únicas desvantagens. 
Nota: 4

Análise Haveldar:
Caro para seus atributos, a pesar de ter boas habilidades, uma carta que não funciona muito bem por si só , mas com bom potencial. 
Nota: 3

Caçador das Dunas:

Análise BRSoulPower:
Atirador, com 2/2/5, é a versão Fortaleza do Skeleton Archer de Necro. Não é uma carta ruim, mas também não acrescenta nada. 
Nota: 3

Análise Haveldar:
Cara somente na média, nada mais, falta sal.
Nota : 2

Invasor

Análise BRSoulPower:
Assim como outras cartas parecidas, serve para trazer unma carta única para sua mão. No caso, uma construção. Será útil em decks que basearem sua estratégia em cima das habilidades das construções.
Nota: 3

Análise Haveldar:
É a carta relativa a buscar contruções únicas, vai ser necessário em decks que girem em torno delas.
Nota: 3

Tubarão de Areia

Análise BRSoulPower:
Primeira criatura neutra com emboscada. Tem custo 3 e habilidades inferiores ao "Sayama Stalker" (que tem custo 2). Parece pouquísismo útil e pode ser que nem mesmo os decks Crag Hack a aproveitem.
Nota:1

Análise Haveldar:
Se fosse atiradora talvez veria jogo no Crag Hack, mas como melee ocupando vaga de Assassino das Trevas, Pak, Orc e Olifante, dificilmente...
Nota: 1

Assombração Consome Almas

Análise BRSoulPower:
Essa criatura neutra tem uma habilidade muito interessante, pois a cada turno te permite banir uma carta do cemitério do oponente. Seu custo é um pouco alto, mas seus status são razoáveis.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Carta bem forte apesar dos custo/atributos se o ambiente for voltado a recursão, como decks Necro, Academy e alguns combos com Singularidade Cósmica.
Nota: 4

Elemental da Água Maior

Análise BRSoulPower:
Com requerimento de 3 da magia e habilidade de hipnotizar esse elemental tem um custo alto, que só será bem compensado se essa carta for usada em combinação com um tsunami um ou dois turnos depois.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Custa caro e não é tão eficiente, também não abre muita porta para combo, afinal a única carta que agua da dano em suas cartas atiradoras é o Tsunami.
Nota: 2

Elemental da Luz Menor

Análise BRSoulPower:
Voadora, com status e habilidade focados na defesa, essa criatura tem apenas 4 hp. Seu requerimento (3 de magia) dificulta seu uso, que parece viável apenas em decks de Academia, com canal mágico, ou decks que tenham estratégias não baseadas em combate no campo, como OTKs, locks e slowpokes.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Requerimento alto em magia, mas muito forte defensivamente.
Nota: 3


Essa análise é uma análise primária, pode ter coisa que não vimos, ou coisa que vimos além do que são, sintam-se livre para discordar e opinar.