sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Análises das Criaturas das Cinco Torres, por BRSoulPower e Haveldar

Viajante Espiritual:

Análise : BrSoulPower:
Atirador com requerimentos pequenos é a primeira criatura com um tipo diferente de emboscada, que manda cartas do deck do oponente para o cemitério. Porém é uma criatura de custo 4 com pouco ataque e nenhuma retaliação, com uma habilidade fácil de evitar.
Nota 3.

Análise Haveldar:
Baixos Atributos.(pouco melhores do que criaturas de custo 2 e piores que de custo 3)  habilidade que não encaixa muito bem (afinal Academia não da tanto dando físico que faça ter que colocar desesperadamente um bicho na frente, não deve ver jogo, nem mesmo em decks de mil.
Nota 2.

Jinn Insaciável

Análise BRSoulPower:
Voador, com 5/4/9, esse djin é bom tanto para defesa quanto para o ataque. Seus requerimentos são altos, mas seu custo (5) é baixo para uma criatura tão forte. Porém  se começo de seu turno você não puder banir uma magia do seu cemitério essa criatura se destrói, o que torna difícil usá-lo.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Custo cara, defeito terrível,  ainda mais com a quantidade de singularidade cósmica rodando por ai...
Nota: 1

Sentinela das Eras.

Análise BRSoulPower:
Essa é a criatura mais forte da facção Academia, com 6/6/10 e shockwave 4, é um monstro e tanto! Por ele ser ancorado, o inimigo não pode manobrá-lo e nem ganhar o controle dele, o que faa compensar o alto custo (8) dessa carta.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Caríssimo, não vejo muitos decks de Academia rodando 6 de Força só por causa dele, talvez um Ammar de criaturas pesadas, duas boas habilidades, mas não sei se vale o preço.
Nota: 3

Rakshasa Atirador

Análise BRSoulPower:
Melhor novidade para a facção Academia, essa criatura de custo 1 tem status 1/0/3 e evasão, o que significa uma ótima defesa desde o início do jogo, possibilitando segurar o dano e realizar sua estratégia de mid ou late game. Como ela tem 3 de hp, os decks rush não vão conseguir matá-la tão rápido!
Nota: 5

Análise Haveldar:
Extremamente forte, custo 1, evadir, vai corrigir o grande defeito da facção, jogar contra rush... Talvez a melhor carta da série em geral
Nota: 5

Sargento Cruzado

Análise BRSoulPower:
Um bom reforço para os decks Refúgio, essa criatura aumenta o ataque de todas as criaturas sem dano dessa facção no seu lado da mesa, o que faz ela mesma entrar em campo com 2/3/7. Seu alto custo e requerimento não senão problema se sua mesa estiver cheia de criaturas. A combinação com Anael, Eleonore ou Alia garantirá ainda mais benefício.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Uma carta que vai entrar na Alia midrange ou late game, forte se você estiver com o controle da mesa, e boa para finalizar, tem sinergia com o outro cruzado dessa série
Nota: 4

Defensor.

Análise BRSoulPower:
Essa criatura de custo 2 pode matar um inimigo que tenha 5 ou mais de ataque com um único golpe. Porém são poucos os casos em que essa habilidade será útil, e a condição de lutador, sem retaliação, com apenas 2 de ataque e 4 de hp, não favorece seu uso.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Atributos fracos e habilidade condicional, sem ataque rapido, e nada de retaliação não vejo sua habilidade sendo ativada. 
Nota: 1

Vanguardeiro Cruzado.

Análise BRSoulPower:
Com custo três, essa criatura entra em campo com status 3/2/6 que parecem muito bons. Porém ao levar dano seu poder de reatliação e ataque caem 1 ponto. É mais uma carta que pode ser bem combinada com habilidades de cura e seu alto hp e baixo custo a tornam bastante útil.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Sinergia com Alia e Sargento Cruzado, mas não é tão boa, se comprar por exemplo com Lamasu, que é voadora, tem os mesmos requerimentos, mesmos custos e na maioria das vezes vai ter melhores atributos 
Nota: 2

Anjo da Lamentação

Análise BRSoulPower:
Seus status são bem defensivos (2/3/6) e para cada 5 cartas em seu cemitério essa criatura voadora ganha cura 1. Com uma habilidade que não é aproveitada no início do jogo e um  alto custo (4) e requerimentos (4 de might 2 de magia) é uma carta que pode ser útil, mas talvez não tenha lugar para ela nos topdecks.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Mais uma carta com custo altíssimo e atributos baixos, sem falar no custo de 2 de magia, que é desanimador, já tem poucos personagens com cura que veem jogo e não vejo esse vendo por enquanto.
Nota: 1

Curvador do Destino:

Análise BRSoulPower:
Com custo 3 e status 2/2/5 essa criatura ganha +2 de ataque nos turnos em que o oponente discarta uma carta. Sem dúvida será uma ótima adição para os decks de Ignatius baseados em descarte. A um custo de 3, essa é a primeira criatura da facção inferno com mais de 4hp, por isso pode ser considerada defensiva e certamente será aproveitada também nos decks Dhamiria, já que a habilidade de descarte dela pode ajudar a somar dois pontos para o ataque do Curvador do Destino.
Nota: 4

Análise Haveldar:
Atributos legais para o custo, e com uma habilidade facil de se ativar com decks de Inferno, ótima carta.
Nota:5

Demônio Trancafiado.

Análise BRSoulPower:
Com uma emboscada diferente, essa criatura faz o inimigo descartar uma carta se quiser colocar uma criatura da mão direto em frente dela. A habilidade é fácil de contornar, porém garante os 2 de dano iniciais se essa for a primeira criatura a entrar. Nada excepcional, mas pode ser útil.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Bem interessante e ao contrario de Academia, Inferno te faz ter que colocar algumas cartas na frente no desespero, além da bela sinergia que tem com Ignatius e com o Curvador do Destino.
Nota:4

Íncubo Renascido

Análise BRSoulPower:
Com status defensivos  2/3/4 a única vantagem dessa criatura é voltar para sua mão caso vá direto de seu deck para o cemitério. Como apenas uma facção é capaz desse tipo de efeito essa carta não parece de fato útil. O único caso em que seu uso compensa é nos decks que usam "Gate", cujo efeito de descarte direto do deck casa com sua habilidade.
Nota:3

Análise Haveldar:
Muito pouca vida para um custo 3, e uma habilidade que funciona só contra decks específicos
Nota: 2

Efreet Consome Almas.

Análise BRSoulPower:
Tem 1 a mais de custo em relação ao Fate Bender, status idênticos e habilidade bem pior. Não deve ser muito aproveitado. Sua única vantagem é o baixo requerimento de might (2), que permitiria seu uso em decks control de Ignatius e Kal-Azaar que não ultrapassam esse valor.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Péssimos status para o custo e uma fraca habilidade.
Nota:1

Aranha Caçadora

Análise BRSoulPower:
Com custo 2 e emboscada de "cripling", essa criatura lutadora/atiradora é um bom reforço para os decks rush da facção Necro e pode ser útil em diversas situações.
Nota:4

Análise Haveldar:
Pode entrar em decks de rush, é versátil quanto ao posicionamento, mas toma retaliação
Nota: 3

Portador da Praga

Análise BRSoulPower:
Com 4 de ataque e infectar 1, essa criatura é bem ofensiva. Ao mesmo tempo seu hp de 7 a torna um ótimo tanque. O seu alto custo (6) seria uma desvantagem, mas pode ser amenizado se houverem marcadores de veneno em jogo. É difícil dizer se decks baseados em infectar serão efetivos, mas de qualquer forma essa carta pode funcionar junto com "decay spitters" (que entram em qualquer deck Necro).
Nota: 4.

Análise Haveldar:
Alto custo, mas pode ser drasticamente reduzido, boa sinergia com a facção , creio que verá bastante jogo, e entrará muitas vezes custando 4 ou menos.
Nota: 4

Minotauro Morto Vivo

Análise BRSoulPower:
Um novo tanque de custo 3, com poder de retaliação 3, maior que de seus concorrentes. Nada excepcional, útil como defesa para decks lentos.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Fraco, menos versátil que Lamasu por exemplo que já é normalmente ofuscada por Cavaleiro Vampiro e Aparição Espectral. 
Nota: 2

Ratkin Carniceiro

Análise BRSoulPower:
Outro lutador/atirador. Seus status são pequenos para seu custo e sua habilidade só compensa no mid e late game. Difícil imaginar essa criatura sendo usada, ainda mais porque na facção necro as cartas não costumam se acumular muito no cemitério, podendo voltar para a mão do jogador ou acabarem banidas pelo adversário.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Custa 3 não faz muita coisa no começo do jogo, mas pode crescer no meio do jogo, afinal um bicho com infecção 2 que não toma retaliação pode fazer o oponente desanimar de colocar uma criatura naquela linha.
Nota: 3

Predador Sayama

Análise BRSoulPower:
Essa criatura faz com que habilidades de emboscada sejam ativadas também nos deslocamentos. Ela fortalece muito a pressão exercida por essas criaturas e abre inclusive a possibilidade de um "wombo-combo" sem a necessidade de ice splinters. Uma simples manobra, com essa carta em campo se torna praticamente um ataque extra. Seu custo alto (5) é compensado não só pela habilidade como por um bom ataque (3). 
Nota: 4

Análise Haveldar:
Bem interessante, apesar do alto custo, utiliza muito bem a habilidade de manobrar oponentes, de dar dano com emboscada e da força para Yukiko, Kayko e Akane que utilizam Song of the Lost
Nota: 5

Espírito da Taça Prateada.

Análise BRSoulPower:
Lutadora/atiradora com zero de ataque, é uma boa barreira e que pode receber uma criatura sobre ele e voltar para mão. É uma criatura defensiva que abre espaço para outras estratégia em santuário além do rush. Pode ser útil, principalmente em combinação com a habilidade do herói Shalam.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Essa carta abre a possibilidade de decks de Santuário jogarem com outra forma sem ser rush, tem certa sinergia com a política de voltar pra mão e pode se "curar" quando alguém colocar outro bicho no lugar dele.
Nota:4

Kami de Laço de Honra:

Análise BRSoulPower:
Se houverem 5 cartas no seu cemitério essa criatura ganha 1 de honra e passa a ser uma opção. Caso contrário ela é a pior carta possível de custo 3 na sua mão. O ataque (apenas 1) dificulta seu uso. Vai cair bem apenas nos decks Takana, onde criaturas com horna ganham +1 de ataque.
Nota: 3

Análise Haveldar:
A criatura mais barata com honra do jogo, mas com atributos horríveis em decks que não seja do takana, pode ser uma boa forma de fechar um jogo, mas é difícil de achar espaço nos decks atuais de Santuário(com exceção do Takana claro).
Nota: 3

Kame de Areia.

Análise BRSoulPower:
Com 4/4/8, essa criatura é o novo tanque disponível para santuário. Pode se integrar bem na maioria dos decks e sem dúvida tem ótimos status para um custo de apenas 5.
Nota :4

Análise Haveldar:
Bom custo benefício, se começar a surgir Santuarios mid, late game ele será bem usado.
Nota: 4

Mestre Guerrilheiro

Análise BRSoulPower:
Fortalece suas criaturas com emboscada. O problema é que até então praticamente não há criaturas com emboscada que se encaixem bem nos decks de Fortaleza. Porém com as torres surgem novas estratégias que podem funcionar bem unindo essa carta e criaturas com habilidade de emboscada.
Nota: 3

Análise Haveldar:
As criaturas que tem emboscada de Fortaleza não jogam então sua habilidade não tem muito potencial no momento. 
Nota: 3

Goblin Suicida

Análise BRSoulPower:
A emboscada dessa criatura é mortal para ela e para o inimigo. Uma vez que isso seja contornado, esse goblin é uma criatura fraca. Seu requerimento de might (3) deve dificultar seu uso.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Carta muito fraca, fracos atributos, ainda é lutadora, o que significa que ocupa o lugar dos melhores personagens de Fortaleza reduzindo ainda mais a chance de fazer sua emboscada valer a pena. 
Nota: 2

Orc de Sahaar

Análise BRSoulPower:
Uma das melhores novidades para essa facção. Somando raiva e sede de sangue, essa criatura é poderosa e será muito útil. Sua combinação com o altar sacrificial será poderosíssima e seu uso em conjunto com a habilidade do herói Kelthor também pode ser muito eficiente. Seu custo alto (5) e status iniciais discretos são as únicas desvantagens. 
Nota: 4

Análise Haveldar:
Caro para seus atributos, a pesar de ter boas habilidades, uma carta que não funciona muito bem por si só , mas com bom potencial. 
Nota: 3

Caçador das Dunas:

Análise BRSoulPower:
Atirador, com 2/2/5, é a versão Fortaleza do Skeleton Archer de Necro. Não é uma carta ruim, mas também não acrescenta nada. 
Nota: 3

Análise Haveldar:
Cara somente na média, nada mais, falta sal.
Nota : 2

Invasor

Análise BRSoulPower:
Assim como outras cartas parecidas, serve para trazer unma carta única para sua mão. No caso, uma construção. Será útil em decks que basearem sua estratégia em cima das habilidades das construções.
Nota: 3

Análise Haveldar:
É a carta relativa a buscar contruções únicas, vai ser necessário em decks que girem em torno delas.
Nota: 3

Tubarão de Areia

Análise BRSoulPower:
Primeira criatura neutra com emboscada. Tem custo 3 e habilidades inferiores ao "Sayama Stalker" (que tem custo 2). Parece pouquísismo útil e pode ser que nem mesmo os decks Crag Hack a aproveitem.
Nota:1

Análise Haveldar:
Se fosse atiradora talvez veria jogo no Crag Hack, mas como melee ocupando vaga de Assassino das Trevas, Pak, Orc e Olifante, dificilmente...
Nota: 1

Assombração Consome Almas

Análise BRSoulPower:
Essa criatura neutra tem uma habilidade muito interessante, pois a cada turno te permite banir uma carta do cemitério do oponente. Seu custo é um pouco alto, mas seus status são razoáveis.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Carta bem forte apesar dos custo/atributos se o ambiente for voltado a recursão, como decks Necro, Academy e alguns combos com Singularidade Cósmica.
Nota: 4

Elemental da Água Maior

Análise BRSoulPower:
Com requerimento de 3 da magia e habilidade de hipnotizar esse elemental tem um custo alto, que só será bem compensado se essa carta for usada em combinação com um tsunami um ou dois turnos depois.
Nota: 3

Análise Haveldar:
Custa caro e não é tão eficiente, também não abre muita porta para combo, afinal a única carta que agua da dano em suas cartas atiradoras é o Tsunami.
Nota: 2

Elemental da Luz Menor

Análise BRSoulPower:
Voadora, com status e habilidade focados na defesa, essa criatura tem apenas 4 hp. Seu requerimento (3 de magia) dificulta seu uso, que parece viável apenas em decks de Academia, com canal mágico, ou decks que tenham estratégias não baseadas em combate no campo, como OTKs, locks e slowpokes.
Nota: 2

Análise Haveldar:
Requerimento alto em magia, mas muito forte defensivamente.
Nota: 3


Essa análise é uma análise primária, pode ter coisa que não vimos, ou coisa que vimos além do que são, sintam-se livre para discordar e opinar.

Um comentário: